domingo, 29 de maio de 2011

Dia Mundial da Energia

Sabia que…

… pode poupar até 75% de energia optando por lâmpadas economizadoras?

… uma lâmpada economizadora pode durar até 12.000 horas?

… os equipamentos eléctricos (computadores, impressoras…) gastam cerca de 20% da energia consumida em casa, apenas por estarem em stand by?

O Dia Mundial da Energia, comemorado todos os anos no dia 29 de Maio, foi criado para sensibilizar as pessoas e os líderes mundiais para a necessidade de poupança de energia e para a promoção das energias renováveis, mais amigas do ambiente, em substituição das energias fósseis, altamente poluentes e prejudiciais para a vida na Terra.

Depende de cada um de nós fazer de todos os dias o Dia Mundial da Energia.

Ficam aqui algumas boas práticas!
- Desligar todas as luzes cada vez que sai de uma divisão.

- Substituir todas as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo.

- Desligar todos os aparelhos que não estão a ser utilizados no momento, mesmo os que estão em stand by.

- Evitar deixar o telemóvel a carregar toda a noite. Continua a gastar electricidade, mesmo que a carga já esteja completa. Por outro lado, quando pegar no telemóvel depois de carregado, não deixe o carregador na tomada, se não, vai continuar a consumir energia.

- Abrir as cortinas e estores para iluminar e para aquecer as casas em dias de Inverno (certifique-se que todas as janelas e portas estejam bem isoladas para não impedir que o calor fuja ao anoitecer).

2 comentários:

Magda disse...

É hoje? Não sabia! Mas é smp bom que alguém partilhe estas informações! Cá em casa somos muito eco e poupadinhos, por isso já seguimos tds esses conselhos.
Ah! Espelta é um tipo de trigo... encontras facilmente nas ervanárias e na parte natural dos supermercados (penso eu). beijinhos

Brunette disse...

Olá Joaninha!
Muito bem, só bons conselhos (e logo num dia tão especial).
Nota-se mesmo que és professora: não perdes uma oportunidade para divulgares preciosos conhecimentos!
Quanto ao enxoval do teu pequenino, está a ficar lindíssimo e de muito bom gosto. Vê-se que estás a aproveitar muito bem o teu tempo.
Muitos beijinhos!